Erro na baixa de contas a pagar

Olá pessoal,

ErroSegue um erro que conheci essa semana, e ocorreu ao tentar efetuar a baixa do contas a pagar:

Data width error - Field: A2_MATR Value: 40750.000000 on
FA080GRV(FINA080.PRX) 22/06/2011 09:14:54 line : 1903

Erro

O que descobri foi o seguinte: Esse erro ocorreu devido o campo A2_MATR, ter um tamanho de 4 caracteres, e o valor que está sendo inserido tem 5, poderia de ante-mão simplesmente alterar o tamanho, mas, daí vem a questão, por que o sistema está tentando fazer isso?

Analisando um pouco mais, vi que esse campo é referente a maior qtd de dias de atraso no pagamento, explicando melhor: A data de vencimento um título é dia 05/01 e efetuamos o pagamento dia 11/01, nesse campo será inserido 06, ref a qtd de dias atraso. Em outra compra nesse mesmo fornecedor a data de vencimento dia 20/08, e efetuamos o pagamento dia 29/08, então como a qtd de atrasos(09) é maior que o valor atual(06) então o novo valor inserido será 09. Caso o valor atual seja maior que um novo atraso, o campo permanece com o mesmo valor.

Depois de analisado isso, passamos para a seguinte questão: Por que o sistema está querendo inserir o valor 40750, nesse campo, que é equivalente a mais ou menos 13 anos(rsrsrsrsrs, já pensou tudo isso de atraso), dessa forma descobri que o campo SE2_VENCTO, que é referente a data de vencimento do título estava em branco, e dessa forma o sistema está inserindo, creio eu o valor máximo admissível, mesmo ultrapassando a qtd de caracteres.

Tela de correção
Tela do campo de vencimento

Dessa forma foi só corrigir esse campo, e mandar ver.

Espero que tenham entendido. Estou procurando colocar todos os tipos de erros, que para um analista experiente, isso com certeza é “bobrinha”, mas, minha intenção é compartilhar experiências com todos os níveis de conhecimento.

 





15 Comments

  1. Bom dia pessoal,

    Para este erro, basta rodar a seguinte rotina no Financeiro:

    — Miscelanea_ Recalculos _ Refaz Dados Cliente/ Fornecedor

    * Filtra corretamente se é problema com cliente ou fornecedor, verifica o histórico completo e filta o código do cliente ou fornecedor.
    O outro sempre deixa em branco.

    Por questões de boas práticas de utilização, eu prefiro fazer esse filtro detalhado.

    Att.,

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