Error: Element ‘{http://www.portalfiscal.inf.br/nfe}orig’: [facet ‘enumeration’] The value ‘5’ is not an element of the set {‘0’, ‘1’, ‘2’}.

Olá pessoal,

ErroVou descrever como resolver um problema que pode vir ocorrer na transmissão da NF’e, que foi ums dos sufocos que passei essa semana.

Element '{http://www.portalfiscal.inf.br/nfe}orig': [facet 'enumeration']
The value '5' is not an element of the set {'0', '1', '2'}.

Primeiramente, vc deve atualizar os schemas, que é um dos principais motivos não de apenas esse mais de vários erros na geração do XML que é transmitido para o SEFAZ  do seu estado.

Após ter certeza que está atualizado, vamos para o passa o seguinte: Esse erro especificamente ocorre quando o código referente a origem do produto/item da nota está diferente do padrão, que pode ser (0 = Nacional, 1 = Estr.Importação Direta, 2 = Estr. Adquirida Merc. Interno), que é feito no campo B1_ORIGEM.

Opções de origem
Opções de origem
B1_ORIGEM
B1_ORIGEM

Após a correção desse campo, antes de cancelar a nota fiscal, tente transmitir novamente, se tiver sucesso, terá mantido seu emprego, caso contrário, vamos tentar outra forma de manter, rsrsrs, segue:

Na geração do pedido de venda, existe um campo chamado C6_CLASFIS, que é composto por 3 caracteres, e formado da seguinte forma(B1_ORIGEM + F4_SITTRIB) é um campo que deve ser observado sempre que gerar um pedido, tente fazer a correçao manual caso esse campo esteja com o carácter errado, simplesmente fazendo essa junção manual dos campos informados. Logo após tente transmitir novamente para ver se recuperou seu emprego, rsrsrs, caso contrário, vamos seguindo.

Sit. Trib
Sit. Trib
F4_SITTRIB
F4_SITTRIB

Provavelmente vc não terá sucesso na opção anterior devido o sistema no ato da transmissão da nota, não está mais usando essas tabelas para geração do xml, tendo em vista que a nota já foi faturada, e para a transmissão o sistema usa as tabelas SF2(Cabeçalho da NF de saída) e SD2(Itens da NF de saída), como pode perceber devemos fazer a correção na SD2, usando o APSDU, caso não queira trabalhar direto na base, poderá está cancelando a nota, fazendo as correções acima e faturar novamente, mas, se chegou até aqui é por que já deve ter perdido alguns números de NF, e enchido muito o saco do faturista né verdade. Vamos seguindo

Abra o APSDU e nela abra a tabela SD2.

Filtre para que D2_DOC seja igual ao número da NF já faturada.

Em seguida vão aparecer os itens que fazem parte desta nota. Onde vc poderá está observando o campo D2_CLASFIS, para conferir se o código está realmente errado. Se for uma quantidade pequena de itens, é ideal vc alterar um a um, para evitar problemas, afinal de contas o seguro morreu de velho né verdade, inserindo nesse campo o código correto. De outra forma caso sejam muitos itens, pode usar a ferramenta Utilitários >> Replace, lembre-se de usar aspas simples envolvendo o código desejado, como ‘041’.

Dessa forma espero que tenha recuperado seu emprego de volta.

Após isso é só tentar transmitir novamente, e se der algum erro com certeza será devido a um novo erro, e não mais ref a esse.

Fica ai a dica…




0 Comments

Leave a Reply

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong> <pre class="">

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.