Criação de base SPED teste – Homologação

Olá pessoal,

Vou postar aqui para vcs, um forma de fazer uma base de teste para transmissão de NFe a título de homologação. Como vcs já devem saber, existe um botão chamado parâmetros, que sempre que tivermos problemas com emissão de NFe, e quisermos testar a solução que encontramos, devemos mudar na tela desse botão o valor do menu de 1 – Produção para 2 – Homologação, e dessa forma a nota gerada não terá valor algum.

Botão Paramêtros
Botão Paramêtros

Mo entanto essa solução complica quando a solução para um determinado problema é demorado, e dessa forma o faturamento ficará parado enquanto o parâmetro não for corrigido.

O que proponho é que seja criado uma base totalmente separada, porém, idêntica a em produção para tenhamos os mesmos erros e consequentemente a mesma solução.

Isso parece algo fácil, e até é, só exige um pouco de cuidado, pois, quando copiamos a pasta da base oficial, estamos copiando também os parâmetros e endereços.

E quando se copia tudo e executa uma base teste, se não for alterado os parâmetros, vc estará enviando NFe atraveś da base oficial e os cancelamentos tambéms(Experiẽncia própria)…

Mãos a obra…

1 – Faça cópia da pasta que contém os arquivos do Protheus, no meu caso ficou assim:

protheus10_prd, protheus10_teste e totvssped e totvssped_teste

Estrutura das pastas
Estrutura das pastas

Esse momento da cópia será o único que iremos mecher na base oficial, daqui para frente tudo será feito nas bases testes.

2 – Após a cópia do passo anterior, devemos alterar os arquivos totvsappserver.ini nas pastas protheus10_teste e totvssped_teste, ou qualquer outro nome que vc tenha dado. ALTERE TODOS OS ENDEREÇOS E PORTAS PARA OS NOVOS, isso é muito importante.

2.1 – Também deve alterar a porta de comunicação TCP e a porta que roda o totvssped, por exemplo aqui no meu é: http://192.168.100.9:8089 e no teste http://192.168.100.9:8090

Obs.:  Aqui, eu gosto de dar nomes aos bois, e dessa forma eu renomeio os executaveis(Ops aqui uso Linux, então é os binários) para por exemplo totvssrvlinuxPrd, totvssrvlinuxTeste, totvssrvlinuxSped, totvssrvlinuxSpedTeste, para que fique facil saber quando estiver rodando e precise derrubar.

3 – Start os dois serviços, PROTHEUS10_TESTE e TOTVSSPED_TESTE

4 – Após os passos acima, devemos alterar o parâmetro MV_SPEDURL na base teste, para que contenha agora o valor endereço correto, que no caso será: http://IPDOSERVIDOR:PORTACONFGURADA/nfe

 

MV_SPEDURL
MV_SPEDURL

5 – Agora vamos entrar na rotina do faturamento, que no meu menu é Faturamento >> Atualizações >> Pedidos >> NFESefaz(SPEDNFE.PRX)

Clicar no botão Wix.Config, onde vai abrir a tela de configuração, provavelmente já deverá conter o valor do endereço correto, mas, pode desencargo de consciência, confira, e conclua a configuração.

6 – Agora clique no botão abaixo que comentamos no início do Post, chamado Parâmetros, que é onde iremos alterar o ambiente de 1 – Produção para 2 – Homologação.

7 – Feito isso, deverão agora criar uma nova série de notas fiscais, no configurador, no menu tabelas, e terá a primeira chamada de SÉRIE DAS NOTAS FISCAIS.

8 – Inclua mais uma, algo como TST(teste), etc, contato que tenha 3 caracteres.

9 – Após isso é so faturar usando essa série, de preferência começando da nota 000001, se for com 6 caracteres suas notas.

JAMAIS FATURE/TRANSMITA NOTAS USANDO A MESMA SÉRIE, pois, criará grandes problemas com duplicidade, e no ato do cancelamento, se fizer da vorma explanada acima não terá problemas.

Feito os passos acima, é só pessoal, daí só terão que refazer caso ocorra alguma atualização tanto do SPED quando da pasta Protheus10_teste, e não terão problemas, onde terão um ambiente completo para “brincar” com os módulos.

Qualquer dúvida, postem ai que terei prazer em ajudar…

.::Leonardo

Leave a Reply

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong> <pre class="">

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.