Usando o SIGACFG para alterar o tamanho dos campos

Olá pessoal,

Vou tentar explicar nesse post, como efetuar a alteração do tamanho dos campos através do SIGACFG, pois, isso pode ser a dǘvida para alguns usuários do sistema no início.

Para quem não conhece, o SIGACFG, é o ambiente pelo qual abrimos o configurador do Protheus, embora estarei explicando como alterar o tamanho dos campos, através dele é possível fazer inúmeras coisas, entre elas, trabalhar com gatilhos, tabelas, cadastro das empresas, parâmetros, índices, menu, usuários, etc.

1 – Devemos inicialmente abrir o configurador, e para isso clica no painel inicial, e entra com os dados SIGACFG, TCP e o ambiente.

2 – Após essa tela, se abrirá a com login e senha, e logo após entrar com esses dados, estará no painel principal visualizando o menu abaixo, onde deve clicar em Base de dados. Também poderia usar o menu Arquivos, no entanto aquele é mais completo.

3 – Na tela seguinte, vc verá o print abaixo, após clicar em Empresa >> Dicionário de dados, clique em Pesquisar(Lupa em destaque), e procure pelo arquivo(tabela) procurada, no nosso caso SD1.

4 – Após localizar o arquivo clique como em destaque no botão Editar.

5 – Na tela que se abrir, devemos clicar em Capos, em seguida, será listado do lado direito, os campos desse arquivo, devemos selecionar o campo que devemos alterar.

6 – Após selecionar o campo desejado, clicar em Editar

7 – A tela que se abrirá em seguida, é justamente onde iremos trabalhar, como pode ver, nessa tela consta todos os dados referentes a característica do campo, os em destaque são os campos ref ao tamanho dele. Onde o primeiro é o tamanho total de caracteres do campo, incluindo o ponto decimal, e abaixo a qtd de caracteres reservado do tamanho total para as casas decimais.

É só alterar para os tamanhos necessários e clicar em ok.

Uma observação importante quanto a esse procedimento é que, dependendo do campo, é muito importante que seja analisado com cuidado, pois, tanto no Protheus, quando em qualquer sistema com muitas tabelas, geralmente as tabelas se comunicam entre si, e deixando um campo de uma tabela diferente de outro a qual esse campo se relaciona, pode causar erros no sistema, levando valores errados, ou não havendo mais a comunicação.

Outro ponto importante é que aumentar campos, é sempre mais facil de que diminuir, pois, um campo ter sua qtd de caracteres aumentado, quando fizer o procedimento inverso, poderá alterar os valores, SE os referidos registros tiverem seu conteúdo usando toda a qtd disponível, por isso e por muitos outros fatores, estou apenas explicando o procedimento, mas, a análise, da possibilidade e das consequẽncias, é vc que deve se responsabilizar.

8 – Após efetuar as alterações desejadas, é só clicar em Ok, até voltar a tela demonstrada abaixo. e clicar no menu, que tem como simbologia um Disquete, que irá aplicar e salvar suas alterações.

Dependendo do desempenho do sistema, demorará um pouco para ele fazer uma análise das alterações feitas, e em seguida exibirá na tela o que irá ser alterado.

Lembrando que é nessa mesma tela que é feito outras alterações como Inclusão, Remoção, de tabelas, mas, isso é assunto para outro post.

Confira se foram as alterações corretas e dê continuidade, caso não deseje aplicar, é nesse momento que deverá em cancesar antes do processo se iniciar.

E é só isso,

Até mais e boa sorte

Fica ai a dica…



3 Comments

  1. Leonardo,

    Uma dúvida: Estou tentando alterar o campo F1_HORA da tabela SF1 (cabeçalho de NF de Entrada), mas o campo tamanho vem desabilitado. Alguma sugestão de como alterar?

    Obrigado! 🙂

    1. Olá amigo,
      Se ele está bloqueado é por ser um campo do sistema, e para alteração caso seja legislação, será necessário a execução de algum compatibilizador. Caso queira alterar mesmo assim, vc pode fazer isso através do APSDU, na tabela SX3, onde, fará a alteração. Agora por ter alterado via SX3, será necessário dropar a tabela e recriar para que tenha efeito no banco, claro que fazendo um backup antes.´

      Vc quer incluir os segundos… é isso?

Leave a Reply

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong> <pre class="">

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.