Atualização Automática do TOTVS Smart Client

Olá pessoal,

Geralmente quando desejamos atualizar os remotes dos usuários, temos que ir de PC em PC e copiar os novos arquivos, no entanto o Protheus para quem desconhece dispõe uma configuração que ajuda nesse momento, e não é algo novo, já existe a bastante tempo.

Para agilizar a atualização do TOTVS Smart Client nas estações, é possível configurar uma máquina com a versão mais recente e, a partir dela, efetuar a atualização automática nas estações. Para habilitar este procedimento, é necessário incluir a seção “UPDATE”, no arquivo TotvsAppServer.ini, com as seguintes chaves:

[UPDATE]

Enable=1

PathWindows=<localização do Remote atualizado>  (Se utilizado ambiente remote em Windows®)

PathLinux=<localização do Remote atualizado> (Se utilizado ambiente remote em Linux®)

Exemplo de Configuração – TOTVS Application Server no Windows®:

[UPDATE]

Enable=1

PathWindows=c:\protheus10\bin\smartclient

PathLinux=c:\protheus10\bin\smartclient_linux

Exemplo de Configuração – TOTVS Application Server no Linux®:

[UPDATE]

Enable=1

PathWindows=/microsiga/protheus10/bin/smartclient

PathLinux=/microsiga/protheus10/bin/smartclient_linux

Quando uma estação carregar o TOTVS Smart Client, o sistema irá verificar se a versão do smartclient é compatível com o servidor. Caso não sejam compatíveis e o recurso de atualização automática estiver devidamente configurado, será apresentada ao usuário a seguinte mensagem: “TOTVS Smart Client e TOTVS Application Server estão incompatíveis em versão. Deseja atualizar a versão do TOTVS Smart Client?”.

Ao confirmar a atualização, será apresentada uma janela com a progressão do processo.

Todos os arquivos gravados no diretório informado para atualização no TOTVS Application Server serão copiados para a estação onde se encontra o TOTVS Smart Client, inclusive os arquivos INI. O TOTVS Application Server enviará à estação remota os arquivos correspondentes ao sistema operacional que o TOTVS Smart Client utiliza: Windows ou Linux.

Requisitos para Atualização Automática

Para que a atualização automática seja realizada corretamente, é importante observar:

Os arquivos constantes nas pastas de atualização no TOTVS Application Server deverão estar descompactados;
O usuário deve ter direito de gravação no diretório do TOTVS Smart Client da estação onde este aplicativo está sendo executado / atualizado;
Quando utilizamos o TOTVS Application Server em ambiente Linux, os arquivos das pastas de atualização automática devem conter apenas letras minúsculas, mesmo que se destinem à atualização de um TOTVS Smart Client para ambiente Windows;
Ao definir a(s) pasta(s) para conter os arquivos a serem atualizados do TOTVS Smart Client no servidor, devemos criar uma pasta específica para esta finalidade, e não utilizá-la para execução do TOTVS Smart Client na estação servidora.

Características da Atualização Automática

Não é necessário utilizar FTP, CABs ou compartilhamentos de rede para esta atualização, pois o smartclient utilizará o próprio protocolo de conexão do Protheus para fazer a atualização.
Os arquivos são copiados para uma pasta temporária na estação remota, criada a partir da pasta onde está sendo executado o TOTVS Smart Client. A aplicação smartclient cria automaticamente uma pasta de backup, onde é realizada uma cópia de segurança de todos os arquivos da pasta atual do TOTVS Smart Client, antes de efetivar a atualização. São mantidas na estação 03 (três) cópias de segurança dos arquivos do TOTVS Smart Client, referente às três últimas atualizações efetuadas. As pastas são criadas seqüencialmente, a cada atualização efetuada, com os nomes de “backup.001”, “backup .002” e “backup .003”. Caso as três pastas já existam no momento da execução da atualização, a pasta “backup.001” é eliminada, as pastas “.002” e “.003” são renomeadas para “.001” e “.002”, respectivamente, e uma nova pasta backup “.003” é criada para conter a cópia de segurança mais recente dos arquivos.
Em caso de impossibilidade ou falha da rotina de atualização automática, o TOTVS Smart Client exibirá uma janela contendo a mensagem “Não foi possivel atualizar automaticamente o smartclient”. Neste caso, o administrador do sistema deve ser notificado, e verificar se os requisitos para o funcionamento da atualização foram preenchidos.

Mensagens da Rotina de Atualização Automática

A partir do Protheus 10, build 7.00.050131a, as mensagens de falha na execução da rotina de atualização automática passaram a fornecer maiores detalhes sobre a ocorrência, tanto na aplicação TOTVS Smart Client, como também no console do TOTVS Application Server, de modo a auxiliar o administrador do ambiente a identificar a causa da ocorrência:

Ocorrência: “Não foi recebido nenhum arquivo a atualizar.”

Possíveis causas:

O diretório especificado para a atualização, na configuração do TOTVS Application Server, não contém nenhum arquivo a atualizar. Verifique se o diretório informado existe no ambiente do servidor, e se os arquivos do TOTVS Smart Client para atualização encontram-se no diretório informado. Neste caso, é exibido no console do TOTVS Application Server a seguinte mensagem:

[02/02/2005 16:50:36] Starting Thread for smartclient update

*** WARNING: Update directory

[c language=”:protheus10in
mtupd_windows\”][/c]

EMPTY.

*** UNABLE TO PROCEED WITH AUTOMATIC smartclient UPDATE

*** Please verify update server path.

[02/02/2005 16:50:54] Finishing Thread for smartclient update

O TOTVS Application Server foi atualizado, porém o diretório especificado para a atualização dos arquivos do TOTVS Smart Client não foi atualizado. Quando uma estação remota iniciar o TOTVS Smart Client, e proceder com a atualização automática, caso os arquivos da estação estejam atualizados em relação aos arquivos informados no TOTVS Application Server, o servidor não enviará nenhum arquivo à estação remota. Verifique se os arquivos colocados na pasta configurada para atualização no TOTVS Application Server são compatíveis com o build do TOTVS Application Server atualmente em uso. Neste caso, é exibido no console do TOTVS Application Server a seguinte mensagem:

[02/02/2005 17:03:22] Starting Thread for smartclient update

*** WARNING : Build mismatch on files in update server.

*** Verify if smartclient update files math with this Protheus Build.

[02/02/2005 17:03:25] Finishing Thread for smartclient update

O TOTVS Application Server está sendo executado em um ambiente Linux / Unix, e existem um ou mais arquivos no diretório de atualização configurado no TOTVS Application Server, que possuem em seu nome caracteres em letra maiúscula. Todos os arquivos colocados nos diretórios de atualização automática configurados no TOTVS Application Server, quando trabalhamos com o mesmo em ambiente Linux, devem ser colocados em letras minúsculas. Neste caso, os nomes de todos os arquivos inválidos são exibidos no console do TOTVS Application Server, através da seguinte mensagem:

*** WARNING : Invalid update file [/protheus10/bin/smartclient_windows/ApExcel.xla]

Ocorrência: “Não foi possível atualizar o executável do TOTVS Smart Client”

Possíveis causas:

O diretório especificado para a atualização, na configuração do TOTVS Application Server, não contém o executável do TOTVS Smart Client. Verifique no servidor, se o arquivo executável do smartclient encontra-se na pasta de atualização.
O arquivo executável do TOTVS Smart Client está com um atributo de “somente-leitura” ligado. Retire o atributo de “somente-leitura” do arquivo.
O usuário logado na estação remota não tem direito de escrita no diretório de trabalho do TOTVS Smart Client. Verifique os direitos do usuário logado na estação remota.

Ocorrência: “Não foi possível atualizar um arquivo do TOTVS Smart Client”
“Arquivo [xxxxxxxx]”

Possíveis causas:

O arquivo informado na mensagem está com um atributo de “somente-leitura” ligado. Retire o atributo de “somente-leitura” do arquivo.
O arquivo informado na mensagem pode estar em uso por outra aplicação da estação. Verifique se não existe outra aplicação que esteja realizando algum acesso a este arquivo. Feche os demais aplicativos da estação para certificar-se disso.
O usuário logado na estação remota não tem direito de escrita no diretório de trabalho do TOTVS Smart Client. Verifique os direitos do usuário logado na estação remota.

Ocorrência: “Não foi possível atualizar o atributo de execução do TOTVS Smart Client.”
Observação: Ocorrência reproduzida apenas na atualização remota de  estações Linux.

Possíveis causas:

Verificar se o usuário atualmente logado na estação remota possui direitos para alteração do atributo do executável do TOTVS Smart Client.

Ocorrência: “Não foi possível identificar os arquivos no diretório do TOTVS Smart Client”

Possíveis causas:

Verificar se o usuário atualmente logado na estação remota possui direitos de leitura no diretório de trabalho do TOTVS Smart Client.
Verificar a localização física dos arquivos do TOTVS Smart Client na estação remota, e de que maneira a aplicação TOTVS Smart Client está sendo executada; caso esteja sendo executado a partir de um atalho, verificar se o diretório de trabalho do atalho é o mesmo em que se encontra o executável do TOTVS Smart Client.

Fonte: tdn.totvs.com.br

.::Leonardo

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