Usando o emulador da Bematech no Protheus

Olá pessoal,

Emulador BematechSegue mais um tutor legal achado na net:

Toda vez que eu precisava testar alguma rotina ou customização no módulo SigaLoja em uma base teste, me deparava com a falta da impressora fiscal, pois vocês já sabem que existe toda aquela burocracia para a instalação de ECF em um PC. Então comecei tentar usar o emulador da Bematech no Protheus. Depois de muitas tentativas ele começou a funcionar. Segue abaixo todos os procedimentos para que você consiga fazer com que o Protheus use o Emulador da Bematech. 

Para usar o emulador da Impressora Fiscal MP2100 TH FI no Protheus, siga os seguintes passos para a instalação:

1 – Instale o emulador que se encontra no link: http://www.bematech.com.br/suporte/downloads/fisc_win/Emul2100v101.zip
 
2 – Descompacte o arquivo: https://www.opendrive.com/files/6925822_kgOSf_1ea0para dentro da pasta que se encontra o Remote do Protheus.(Eu sugiro você ter o remote local pois não testei a emulação com Remote instalado em outro computador.)

3 – Recorte o arquivo BemaFI32.INI da pasta aonde se encontra o Remote do Protheus e cole na pasta c:\windows\system32

4 – Edite esse arquivo BemaFI32.INI e na seção Sistema altere a variável EmulMFD para o conteúdo 1, ou seja, você esta dizendo que esta usando um emulador.

5 – No mesmo arquivo na seção Sistema altere a variável Porta para o conteúdo COM1 por exemplo. Use uma porta que o sistema não esteja usando. Essa mesma porta terá de ser configurada no Protheus e na Impressora fiscal mais adiante.

6 – Acesse o emulator da bematech em: INICIAR – PROGRAMAS – BEMATECH – Emul2100

7 – Primeiramente vamos alterar a porta do emulador, clique com o botão direito no emulador e selecione Porta Serial, altere para COM1.

8 – Agora vamos fazer as alterações necessárias no Protheus para que ele se comunique com o emulador.

9 – Acesse o Protheus com o seu usuário.

10 – Acesse o modulo Controle de Lojas11 – Acesse a rotina Miscelania – Configurações – Estacao

12 – Exclua a estacao atual.

13 – Inclua a nova estação com as seguintes informações:

Estacao 001
Nome ESTACAO TESTE
Fabricante BEMATECH
Modelo BEMATECH MP2100 THFI – V. 01.00.01
PDV 0001
SERIE ECF
PORTA COM1

14 – Acessar o configurador e altere os seguinte parametros:

Parametro Conteudo
MV_IMPFIS BEMATECH MP2100 THFI
MV_PORTFIS COM1

15 – Ainda no configurador acesse o cadastro de empresas.16 – Edite as informações da empresa e altere o CNPJ para: 82373077000171. Porque isso? Como é o emulador da Bematech o CNPJ cadastro no Emulador é o da própria Bematech. Se não fizer esta alteração não é possivel fazer uma venda. (Lembre-se que estou fazendo isso em um ambiente teste. Nao altere nada no cadastro de empresas em um ambiente de produção.)17 – Após isso baixe o seguinte arquivo: https://www.opendrive.com/files/6925887_xbo7O_7c92. Esse aplicativo é um exemplo que a bematech disponibiliza os fontes em Delphi  para alterar e testar a ECF. Eu copiei os fontes do site da Bematech e compilei. Acesse o aplicativo Bematech.exe.

18 – Dentro do aplicativo Bematech, vamos informar quais aliquotas de ICMS que o Emulador terá. Acesse o menu InicializaçãoAdicionar Aliquota Tributaria.

19 – Adicione as seguintes aliquotas: 12 ICMS – 17 ICMS – 18 ICMS. Após isso feche aplicativo.

20 – Acesse o Controle de Lojas com a senha de caixa, se o sistema mostrar a mensagem que o “numero de serie do ecf é diferente do cadastrado na estacao”, acesse o menu Miscelania e Gere os arquivos de criptografia. Saia do sistema e acesse novamente.

21- Se não ocorrer nenhum erro o sistema esta pronto para usar o Emulador, e deve usar isso como abaixo quando executar

Emulador Bematech

Obs: Se caso não funcionar com essas dicas, deixe sua dúvida. Eu testei os passos acima com o PAF-ECF configurado no Protheus e não consegui emular mais a ECF. Não tenho certeza mais o que eu verifiquei é que o CNPJ da empresa que usará o PAF-ECF é liberado pela TOTVS por meio de um patch, ou seja, está no fonte e não mais no cadastro de empresas.

Fonte: advplprotheus.blogspot.com.br

Fica ai a dica…

7 Comments

  1. Companheiro você ja utilizou no Protheus leitor por aproximação conectado na USB para leitura de crachá? Não é leitor de codigo de barras, mas aquele que aproxima o cracha. Detalhe, ele é conectado na USB mas no gerenciador de dispositivos emula uma porta COM (Ex. COM16). Em contato com o fornecedor do equipamento, o mesmo informou que eu deveria direcionar a porta do meu sistema, mas como fazer isso ? vi seu exemplo da Bermatech e pensei que pode ser algo parecido.

Leave a Reply

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong> <pre class="">

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.