Usando o SoapUi

Olá amigos,

Passei rapidinho pra deixar um tutor de como usar o SoapUI, que é uma ótima ferramenta para testes de WebService. Vou apresentar primeiro ela, pois, iremos precisar no nosso post sobre Protheus com Android.

Ela é uma ferramenta free, e podemos usar para “brincar” com os parametros e assim tornar mais facil a busca pela solução no caso de erros.

Então amigos, você pode está fazendo o download da ferramenta clicando aqui, após o download, instalação e execução, veremos a tela abaixo:

PrtScr capture_7Para fazer um teste, precisaremos de um WebService(óbvio…rsrsrsr), como já tenho um instalado, vou usar a seguinte URL,  http://localhost:8090/WSDLANDR.apw?WSDL.

Então clicamos em File >> New Soap Project e colamos essa URL em INITIAL WSDL e clicamos em OK.

PrtScr capture_2

Assim que tiver confirmado, a aplicação irá buscar o WebService, trazendo tudo o que o serviço oferece, e irá ajudar a fazermos nossos testes.

Esse WebService é para retorno de alguns dados da lista de clientes, onde, devo passar um range, De um cliente Até um cliente. Caso queira apenas um cliente, devo repetir o mesmo valor nos dois parametros.

A tela é dividida em 3 partes, sendo da esquerda para a direita:

  1. Propriedades do projeto, exibindo todos os metodos que o serviço oferece.
  2. Objeto para envio dos parametros e fazer a requisição, clicando em algum dos metodos da primeira parte, ele irá trazer o objeto para requisição.
  3. A terceira parte é objeto de retorno, enviado pelo WebService.

PrtScr capture_3

Para isso, vamos clicar em um dos métodos disponibilizados que no meu caso só tem um CLIENTELST. E será preenchido a tela 2. Nessa segunda tela, temos o objeto de envio, onde, os parametros vem preenchidos com uma interrogação “?”, e devem ser substituidos pelos valores que queremos testar.

Esse conteudo não pode continuar, caso não precise dele, basta deixar sem a interrogação.

Vou exemplificar preenchendo com codigos que não existem, nesse caso “1” nos dois parametros, clicamos na setinha verde, e o retorno que obtemos do WebService é o exibido na 3 tela da direita.

Tanto o conteudo do CRET quanto do CMESSAGE, é do WebService criado e configurado.

PrtScr capture_5

 

Fazendo um novo teste, agora com valores que sei que existe, ou seja do 000001 ao 000100, e olhando assim por alto ele deve trazer no maximo uns 100 registros.

Refazendo o processo, clicando na setinha verde, obtemos o retorno na terceira tela, agora com valores existentes.

Esse WebService so retorna alguns campos, como Codigo, Nome, Bairro, Cep, etc. É um exemplo que será usado em um projeto para os proximos posts de integração do Protheus com o Android, se inscreva em nossa NewsLetter e acompanhe.

PrtScr capture_4

Estou deixando aqui um WebService publico que encontrei, e você poderá estar usando ele para fazer testes e desenvolver mais no aplicativo. O endereço do site é http://www.byjg.com.br/site/xmlnuke.php?xml=onlinecep e da URL para o WebService é http://www.byjg.com.br/site/webservice.php/ws/cep?WSDL, será necessario fazer um cadastro, ele é gratuito.

Nele você poderá esta testando com CEPs e endereços.

É isso pessoal, a ideia foi so explanar um pouco sobre a ferramenta, ela atende tanto a tecnologia SOAP quanto REST, caso tenha restado dúvidas, deixa teu comentário que vamos conversando, sanando e melhorando a documentação, seu comentário é de grande valia!

Fica ai a dica…

1 Comments

Leave a Reply

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong> <pre class="">

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.