TAF – TOTVS Automação Fiscal

Olá amigos,

SPEDRecentemente a TOTVS lançou a TAF como sendo uma solução fiscal para tratamento dos dados oriundos módulo Contabilidade Gerencial, Fiscal, etc. Segue uma breve descrição dessa ferramenta?

É uma Solução Fiscal especialista com características de consolidação de dados e layouts. Objetivo suportar o processo tributário permeando as Obrigações Principais e Acessórias através de Demonstrações, Apurações e Cálculos de Tributos. O TAF é um produto Microsiga Protheus baseado no framework do Série T, onde contempla tudo que esta versão disponibiliza. Trata-se de um produto “plugável” à qualquer ERP através de uma mensagem comum (layout TOTVS ). Os produtos TOTVS já integram nativamente. Possui integração baseado em um layout TOTVS com dois formatos, banco de dados (Shared Table ) ou importação de Arquivo Texto delimitado.

Obs.: Para se instalar é necessário que o cliente possua uma versão do Protheus superior a 11.80.

Antes de iniciar a implantação é necessário fazer os procedimentos de praxe, como backup, do RPO, Banco, Dicionário de dados e o que mais achar necessário, tendo em vista que esse procedimento nunca matou ninguém e com certeza salva empregos…rsrsrsr.

1 – Atualizar o layout de integração e menu

No pacote de atualização, existe um arquivo chamado Layout.def (Layout) e SIGATAF.XNU(Menu), onde, os mesmos deverão ser salvos na pasta /System.

Existe também um diretório chamado “Autocontidas”, onde, vc encontrará o arquivo AUTOCONTIDAS.TAF. Esse arquivo também deverá ser salvo na pasta /System.

2 – Dicionário de dados.

No pacote também contém o arquivo SDFBRA.TXT, esse arquivo deve ser salvo na pasta /SystemLoad.

3 – Atualização de repositório

No pacote também contém um arquivo com a extensão *.PTM, esse patch deve ser aplicado. Copie para a pasta /Update/AAAAMMDD, e aplique através do DevStudio ou TotvsDeveloper Studio.

Caso precise de ajuda para aplicação de patch, temos um post a respeito.

4 – Compatibilizador

Agora inicie o SmartClient, onde, deverá executar o compatibilizador UPDDISTR como abaixo. Lembrando que os campos Comunicação no Cliente e Ambiente são configurações especificas suas.

UPDDISTR

Esse processo irá demorar um pouco, onde, irá apresentar os erros encontrados, semelhante a uma migração de versão. Onde, deverá corrigir os erros que forem informados. Temos aqui no blog um processo de migração de versão caso queira se aprofundar mais e usar como documentação auxiliar.

5 – Atualização de tabelas

Agora devemos atualizar as tabelas autocontidas, pra isso, execute novamente o Smartcliente e execute o compatibilizador U_TAFACONT. Na tela seguinte, o wizard irá perguntar onde, está salvo o arquivo AUTOCONTIDASV1001.TAF, para isso basta informar a pasta /System.

U_TAFACONT

Com isso seu módulo está implantado, e deverá ser acessado no menu como SIGATAF.

Fica ai a dica…

11 Comments

  1. Boa tarde Leonardo, esse produto chamado TAF também esta disponível para a linha Datasul ? Caso afirmativo, você teria maiores informações ?

    Abraços,

  2. Leonardo, boa tarde! Na época do SPED, apesar de não ter comentado aqui, também me baseei nas suas informações para poder fazer a instalação do TAF de forma correta mas confesso que na época não chegamos a utilizá-lo muito mas estamos pensando em utilizá-lo este ano. Existe algum Manual de utilização que seja do seu conhecimento? Obrigado!

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