Aplicação de Patch – DevStudio

Olá pessoal,

DevStudioVou tá passando aqui um procedimento bem simples, mas, que pra quem está iniciando, as vezes sofre um pouco que é aplicação de patch no Protheus, através do DevStudio… para os que já conhecem por favor não zombem de mim….rsrsrsr.

Então pessoal, quando a totvs libera alguma correção a ser feita, elas enviam um arquivo que chamamos de patch, são arquivos pequenos com a extensão *.PTM.

1 – Fazer uma cópia do repositório de objetos, independente da finalidade do patch a ser aplicado, que é o arquivo com extensão *.RPO. Esse arquivo geralmente fica localizado na pasta /rpo.

Obs.: Vale lembrar que para aplicar o patch é necessário acesso exclusivo. E caso não esteja o mesmo irá apresentar uma mensagem informando esse problema na aba mensagens do devstudio. Outra questão é que veja se o patch enviado é para sua versão do Protheus, pois, existem patchs para Protheus 10, 11 e agora o 12.

2 – Por uma questão de organização, sempre salvo os patchs em subpastas, seguindo essa idéia, acesse a pasta /updates/ptm, e dentro dessa cria uma nova chamada YYYYMM, ou seja, com o ano e mês que se está aplicando. Assim caso nessa pasta ptm se tenha muitos arquivos, ficará facil a localização. Copie o patch para esse novo diretório.

3 – Executar o DevStudio.

DevStudio

 

4 – Selecionar o ambiente a ser aplicado

Ambiente DevStudio

5 – Acessar o menu Ferramentas >> Atualização de repositório.

Atualização de repositório

 

6 – Informar o login e senha de administrador ou outro usuário que faça parte do grupo Administradores.

Login7 – Caso a senha esteja correto, irá ser aberto uma tela como abaixo. Caso contrário e muitos usuários não entendem é que essa tela será aberta, porém sem listar arquivo algum. Com isso, acesse o diretório onde, foi salvo o arquivo, no nosso caso /updates/ptm/YYYYMM/*.PTM. Caso seja muitos patchs a serem aplicados, poderá segurar Control e selecionar quais deseja aplicar.

Listagem de diretorios8 – O Processo de compilação será iniciado, e exibirá uma mensagem como abaixo. Lembrando que caso não esteja com acesso exclusivo, irá ser exibido uma mensagem de erro. No entanto geralmente existe uma mensagem genérica, e com isso deve ser observado, se realmente está com acesso exclusivo, se o patch é a versão correta, se o ambiente que está sendo apontado também está correto. Tudo isso irá causar falhars na compilação.

Inicio Compilação

 

Fim compilação

 

É isso pessoal, caso tenha algum problema com aplicação de patchs, não na compilação, mas, na execução do Protheus, você poderá estar voltando o RPO, que é como se nada tivesse ocorrido. No entanto caso você tenha aplicado esses arquivos e executado compatibilizadores, ai sim terá problemas, pois, poderá ocorrer de funções especificas gravadas não existirem no RPO quando solicitadas.

Fica ai a dica…




1 Comments

Leave a Reply

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong> <pre class="">

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.