Rejeição 328: CFOP de devolução de mercadoria

Olá amigos,

Passei rapidinho para comentar sobre o erro 328, que diz:

“Rejeição 328: CFOP de devolução de mercadoria para NF-e que não tem finalidade de devolução de mercadoria.”

Esse erro é devido uma validação existente na versão 3.10, pois na versão 2.00 não tinha a tag <finNfe> igual a 4 que obriga o documento ter a finalidade de devolução quando usado um CFOP de devolução. Na versão 2.00 era aceita pois nota de devolução não tem uma finalidade específica, e era gerada como 1, finalidade normal.

Um dos principais motivos é não conseguir referenciar uma nota que não está no sistema, pois o sistema busca os dados da nota fiscal de origem para referenciar o XML.

Caso seja esse seu caso, verifique se há a possibilidade de inclusão da nota fiscal de origem com a chave correta, use o APSDU para fazer essa correção, através das tabelas SF2(Cabecalho de NF de saida) e SF1(Cabecalho de NF de entrada), nos campos saída (F2_CHVNFE) e Entrada (F1_CHVNFE) respectivamente.

Se quer que a nota não tenha movimentação (estoque, financeiro, etc.) gere pela rotina NF MANUAL SAIDA/ENTRADA no módulo de Livros Fiscais, ou use um TES que não movimente estoque. Tendo em vista que o sistema só realiza o processo de devolução de notas que existem cadastradas para que possa fazer sua devolução. Pois não tem onde buscar as informações da original (serie, item, modelo, chave, etc.).

Fica ai a dica…




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Close