Debug WebService Protheus

Olá galera,

Talvez em algum momento, quando estavam montando um WebService, sentiram a necessidade de debugar o servidor, e dai se deparara com a situação e agora, como debugar…

Como executar aquele método…?!

Simples pessoal, passei por isso recentemente, e vim encontrar a solução num blog de um colega, UserFunction, lá tem uns posts legais que é interessante consultar..

Voltando.. no caso do meu colega, a questão está em dois pontos, o primeiro na configuração do DevStudio/TotvsDeveloper Studio, e a segunda é na execução. Como ele explicou o DevStudio, vou explicar aqui no TotvDeveloperStudio.

Abram o TotvDeveloperStudio, e verifiquem se o parametro Permitir Depuração em multiplas Threads está estiva, ela fica em Janela >> Developer Studio Editor >> Server >> Configurações do servidor.Multiplas ThreadsApós essa conferência, basta que abram seu fonte, e ponham um ponto de parada em qualquer linha que precisem. Com isso, basta agora executar o debug do protheus, com uma ressalva que quando pedir o Programa inicial, informem qualquer nome que não exista, como podem ver abaixo, estou usando U_XXX.

DebugObviamente, essa configuração irá apresentar um erro, dizendo que essa função não existe,  no entanto mantenham essa mensagem de erro aberta, pois é ela quem vai forçar a IDE aguardando alguma conexão.

Agora executem qualquer método externo, ou aplicativo que chame o método que voce colocou o ponto de parada. E verão que ele irá parar, a partir dai é com vocês.

Eu particularmente apanhei muito até hoje sem isso. Usando o famoso CONOUT()…rsrrsr

Fica ai a dica…

9 Comments

  1. Hеllo There. I discovered your blog using msn. Tһat
    is an extremelу smaгtlү written article. I will make ѕure to bookmarҝ it and come back to read extгa of your useful іnformation. Thanks for the post.

    I’ll definitely comeback.

Leave a Reply

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong> <pre class="">

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.